sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Reflexão de 08 a 12 de Novembro

Esta semana foi trabalhosa, o grupo empenhou-se e estavamos muito nervosos porque na Quarta-Feira iamos à instituição realizar o projecto.
Esta semana ficou melhor assente quem trazia o que para a actividade.Eu fiquei encarregue de trazer o lençol para o "Jogo da Memória" e acessórios para o mesmo, canetas e folhas de papel brancas.Contactei de novo o responsável do Lar para o informar que provávelmente iríam mais colegas connosco e aProfessora, para se decorrer à avaliação do projecto.Descrevi ainda conjuntamente com a Ana o "Jogo do Balão", um jogo que se capta no desenvolvimento da motricidade fina, capacidade esta que estava nos objectivos a desenvolver na nossa planificação desde inicio mas que ainda não tinhamos descrito este jogo e só na Quarta o descrevemos.Preparámos tudo na Quarta de manhã, à tarde iriamos ao lar.Eu sentia-me tão nervosa!
Quando chegámos a Vila Franca tivemos problemas de estacionamento!Ainda mais nervosa fiquei e estava sempre com a sensação que me tinha esquecido de algo importante para a actividade...
Liguei para o responsável do Lar da Galache a informar que tinhamos chegado e como eram 14 idosos que os separa-se nas 2 salas, ou seja 7 para cada lado, eu e a Ana ficariamos numa, e os "Diogo's" noutra.O responsável assentiu disse que estava tudo preparado, senti-me muito aliviada, parecia que tudo ia correr bem...
Quando chegámos ao lar o responsável colocou-nos em uma sala com duas idosas, uma com Alzheimer e a outra era a sua amiga de infância,depois chegou uma outra senhora e um senhor também e uma idosa invisual (algo que não nos tinha sido comunicado!) , o responsável disse que aqueles eram os idosos que estavam disponiveis para a actividade, que os outros se tinham ido deitar, passear e etc...Eu digo-vos uma coisa, as primeiras coisas que me passaram pela cabeça foi "Vou ter negativa nisto,vou me mas é embora!" e a outra foi uma vontade tremenda de apertar o pescoço ao responsável, tinha tado à 10 minutos atrás a falar ao telefone com ele e ele não me tinha comunicado esta situação, tinha-me garantido que estava tudo bem!!Não sabia mesmo que pensar, lembro-me de olhar para a professora e esta nos dizer que teriamos de realizar a actividade e foi isso mesmo que fizemos! Pussemos mãos à obra e começámos os jogos, tivemos de adaptar alguns jogos por causa da senhora invisual, por exemplo o jogo da malha, o Diogo Carvalho teve a especial atenção de perguntar se podia tocar na sua mão e indicou-lhe os alvos, fiquei muito contente por ele ter tomado a iniciativa e ter-se mostrado empenhado.Eu tentei puxar pela senhora com Alzheimer, esta estava lúcida e realizou todos os jogos.Senti que todos nos divertimos, idosos e dinamizadores e as empregadas do lar também.
Neste projecto realizei diversas aprendizagens ao nivel das planificações, sobre os seus conteúdos, questões que devemos colocar sobre os idosos, na primeira visita que temos ao lar, para conhecer a instituição,porque nós perguntámos se existia idosos com Alzheimer mas não nos lembrámos de perguntar se existia algum invisual,aprendi também que nem sempre aquilo que temos em mente é cumprido e por vezes temos de alterar a nossa planificação.
Gostaria de voltar a realizar actividades neste lar.O "Lar da Galache" é um lar que aparenta ter um plano de actividades afixado, mas na minha opinião esse plano não é devidamente cumprido, ao longo dos jogos fomos encontrando dificuldades nos idosos, por exemplo a motricidade fina deles era muito pouca, dá para ver que não têm grande actividade.Na minha opinião a longo prazo este problema e outros poderiam ser resolvidos através de mais dinâmicas e mais actividade física, é necessário deixar a luz entrar neste lar, é necessário dar-lhe vida.


No fim das actividades realizámos um espaço aberto à conversa e à reflexão e algo que me marcou foi uma frase citada por uma idosa que com os olhou cheios de àgua disse:

"...Ao menos tiram-nos da solidão!"

Foi uma frase que ecoou na minha mente e me fez entender a importância de ser animador na 3ª idade.

1 comentários:

Margarida disse...

Qual a importância desta temática “Representação social da diferença!” para um futuro ASC?

Pesquisa sobre a temática do Módulo 9?

Não sabemos em que consiste o Projecto que o grupo desenvolveu:(

Enviar um comentário