sábado, 6 de novembro de 2010

Combater a solidão

“A solidão é uma experiência desagradável que ocorre quando a rede de relações sociais de uma pessoa é deficiente em algum aspecto importante, quer quantitativamente quer qualitativamente”.
Perlman e Peplau

Estar sozinho deve ser uma das sensações mais horriveis, nunca me senti realmente sozinha tenho a minha família, poucos amigos mas verdadeiros,e o meu namorado, o Diogo.São pessoas que me respeitam, amam-me de verdade e querem o melhor para mim.

As vezes sinto-me triste e um pouco só, mas a verdade é que só eu não estou...

Quando me imagino a envelhecer,imagino as mesmas pessoas que me amam agora, a estarem comigo nessa altura, é um desejo muito grande.

Muitos idosos devem ter desejado o mesmo, mas a família desprezou-os, e pela sua face onde estão rugas vincadas de risos e alegrias de outrora, vemos escorrer uma lágrima de tristeza, uma lágrima de solidão.

A família deixa-os no lar,como se fosse um acto banal,como o despejar dos nossos lixos caseiros no contentor, e nunca mais o idoso volta a ver a sua família.

O animador tem de intervir! Mostrar ao idoso que existe vida,que pode confiar nele,e mostrar um sorriso.
O envelhecimento em Portugal, é um processo que não pára, é contínuo...

E devemos reflectir que muitos idosos m pleno século XXI, morrem sozinhos em casa, abandonados...!
Esta é das situações que mais me revolta, na minha opinião é uma falta de humanidade e decência completa, muitos deles têm filhos,têm netos,bisnetos...e onde estão eles? Eu digo-vos a viver a vida deles sem sepreocupar com a situação do "empecilho"(o idoso), que deixaram para trás!

0 comentários:

Enviar um comentário