sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Reflexão Semana 18/10- 23/10

    Esta semana foi muito atribulado, este módulo tem como base um projecto comunitário com uma instituição ou grupo alvo.
A instituição que o meu grupo decidiu trabalhar foi o "Lar da Galache", em Vila Franca de Xira.Porque esta institição?Bem no concelho de Alenquer existe instituição boas, e com quem até gostariamos de trabalhar, mas estão quase todas assinaladas como "instituições de estágio", e umas das "clauseas", deste trabalho é o facto de não ser permitido um projecto com essas instituições.Então pesquisámos lares de idosos no concelho de Vila Franca de Xira,um concelho perto e que os elementos do grupo não teriam muita dificuldade a se deslocar,principalmente eu que moro na Castanheira.
   Na Sexta-Feira fomos assistir a um trabalho realizado pelos alunos do 11º ano do nosso Curso, era baseado na "Diferença", eles contavam histórias de vida,colocando-se no lugar da vitima, contaram como ficaram com aquela deficiência.Por exemplo a Ana David estava sentada o tempo inteiro numa cadeira normal,de madeira e o seu discurso era no seguinte "Olá eu sou a Ana,tenho 23 anos e e tive um acidente que me deixou numa cadeira de rodas.." . O aluno contava o acidente,expressando o máximo de emoção e o que fez para ultrapassar.Neste caso a Ana mostrou que mesmo numa cadeira de rodas é possivél dançar.
Adorei a actividades dos alunos, em primeiro lugar fez-me pensar na capacidade daqueles alunos, porque a minha ideia sobre eles é que era uma turma pouco produtiva, mas aquela actividade fez repensar a minha opinião.E por último e mais importante fez-me colocar no lugar das vitímas que eram "encenadas", pensar se eu seria capaz de viver com uma deficiência,se conseguiriam vencer,sinceramente...não sei! Sei que como animador devemos dar força àqueles que mais precisam, mas serei capaz eu de ter força para mim mesma?

1 comentários:

Margarida disse...

"este módulo tem como base um projecto comunitário com uma instituição ou grupo alvo."??? como assim ou????

Qual a temática que vai ser trabalhada?

"no concelho de Alenquer existe instituição boas" Existem e não existe. O que entende por instituições boas???

"clauseas"??? O que é isto?

Em relação à ultima parte da reflexão gostei, apesar de achar que poderia ter ido muito mais além!

Continuação de bom trabalho:)

Enviar um comentário