sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O primeiro contacto com a instituição.

O contacto com a instituição foi muito mais fácil do que pensávamos!
Pesquisámos pela internet, e encontrámos a seguinte página: http://lardagalache.pai.pt/ , esta é a página oficial do lar,mais tarde tivemos informação que é gerido por uma das filhas do responsável do lar.Nesta página tinhamos vários contactos,optámos por enviar um e-mail, que nos permitia de certo modo "preparar terreno", tivemos resposta quase uma semana depois o mail era positivo e o responsável deu-nos o seu contacto pessoal.

Reflexão Semana 18/10- 23/10

    Esta semana foi muito atribulado, este módulo tem como base um projecto comunitário com uma instituição ou grupo alvo.
A instituição que o meu grupo decidiu trabalhar foi o "Lar da Galache", em Vila Franca de Xira.Porque esta institição?Bem no concelho de Alenquer existe instituição boas, e com quem até gostariamos de trabalhar, mas estão quase todas assinaladas como "instituições de estágio", e umas das "clauseas", deste trabalho é o facto de não ser permitido um projecto com essas instituições.Então pesquisámos lares de idosos no concelho de Vila Franca de Xira,um concelho perto e que os elementos do grupo não teriam muita dificuldade a se deslocar,principalmente eu que moro na Castanheira.
   Na Sexta-Feira fomos assistir a um trabalho realizado pelos alunos do 11º ano do nosso Curso, era baseado na "Diferença", eles contavam histórias de vida,colocando-se no lugar da vitima, contaram como ficaram com aquela deficiência.Por exemplo a Ana David estava sentada o tempo inteiro numa cadeira normal,de madeira e o seu discurso era no seguinte "Olá eu sou a Ana,tenho 23 anos e e tive um acidente que me deixou numa cadeira de rodas.." . O aluno contava o acidente,expressando o máximo de emoção e o que fez para ultrapassar.Neste caso a Ana mostrou que mesmo numa cadeira de rodas é possivél dançar.
Adorei a actividades dos alunos, em primeiro lugar fez-me pensar na capacidade daqueles alunos, porque a minha ideia sobre eles é que era uma turma pouco produtiva, mas aquela actividade fez repensar a minha opinião.E por último e mais importante fez-me colocar no lugar das vitímas que eram "encenadas", pensar se eu seria capaz de viver com uma deficiência,se conseguiriam vencer,sinceramente...não sei! Sei que como animador devemos dar força àqueles que mais precisam, mas serei capaz eu de ter força para mim mesma?

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Conteúdos do módulo 9

  • Ser diferente versus normal ;
  • As questões técnicas e culturais;
  • Emigrantes e as suas culturas;
  • A importância da multiculturalidade e internacionalidade na sociedade actual;
  • A saúde mental e as suas implicações em ser normal;
  • O processo do envelhecimento;
  • O papel do idoso na vida social, familiar, económica e política - o que é ser velho.
  • Os aspectos individuais e colectivos da vida - os factores genéticos,biológicos, fisícos , quimicos e nutricionais e os aspectos psicológicos, sociológicos , económicos, comportamentais e ambientais;
  • As questões do género.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Os direitos e deveres do animador

Como em tudo na vida são necessários direitos e deveres.
Na minha opinião é muito importante existir direitos e deveres na profissão de animador.Em primeiro lugar porque é necessário estabelecer regras dentro deste âmbito, e por outro lado é uma forma de as pessoas levarem um pouco mais a serio o nosso trabalho.
Eu vejo o mundo desta forma,como estudante,quando me perguntam em que curso estou e respondo,riem-se,sem pensar sequer nas consequências que implicaria a vida sem animação,sem cor,seria vida sem vida.
Orgulho-me desta lista de direitos e deveres e tenho esperança que sejam cumpridos.

Direitos e Deveres do animador

Direitos
-> Direito de participação;
-> Direito à formação e informação para o exercício da sua função;
-> Direito ao apoio técnico, material e documental;
-> Direito à segurança na actividade profissional;
-> Direito à negociação colectiva


Deveres
-> Contribuir para a formação e realização integral dos indivíduos, promovendo o desenvolvimento das suas capacidades, estimulando a sua autonomia e criatividade, incentivando a formação de cidadãos civicamente responsáveis e democraticamente intervenientes na vida da comunidade;
-> Reconhecer e respeitar as diferenças socioculturais dos membros da comunidade, valorizando os diferentes saberes e culturas, combatendo processos de exclusão e discriminação, promovendo a interculturalidade;
-> Colaborar com todos os intervenientes da animação sociocultural, favorecendo a criação e o desenvolvimento de relações de respeito mútuo;
-> Participar na organização e assegurar a realização das actividades de animação sociocultural;
-> Respeitar a natureza confidencial da informação relativa aos cidadãos;
-> Reflectir sobre o trabalho realizado individual e colectivamente;
-> Enriquecer e partilhar os recursos da animação sociocultural, bem como utilizar novos meios que lhe sejam propostos numa perspectiva de abertura à inovação e de reforço da qualidade da animação sociocultural;
-> Actualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos, capacidades e competências;
-> Cooperar com os restantes intervenientes na animação sociocultural;
-> Promover as relações internacionais e a aproximação entre as populações.

Animação o que é?

A palavra "ANIMAÇÃo", no seu sentido etimologico, oferece algumas pistas para a definiçao do seu método. Significa acto ou efeito de animar, dar vida, infundir ânimo, valor e energia. Tem origem na palavra latina anima que significa principio vital, sopro, alma.
(In Jacinto Jardim- "O Método da Animação")
 
 
 

Reflexão de 04 a 08/10/2010

Esta semana retirei dúvidas sobre o taylorismo e o fordismo,ainda não tinha postado nada sobre o tema mas agora já postei um video  e uma breve explicação do que eu entendi sobre o tema.
Atrasei muitas postagens que já queria ter feito,geri mal o tempo, tive problemas com a internet da escola e não tinha muitas oportunidades de vir ao pc e isso reflectiu-se no blog,porque a minha ideia inicial era em cada aula tratar o tema da mesma aqui no blog mas acabou por não ser possivel.
Tive a ideia de criar mais um separador,como já devem ter reparado, "Momento de Reflexão", neste separador reflicto sobre um tema específico,o que me dá mais liberdade, para me expressar.

Consequências do desemprego

  • Baixo rendimento;
  • Perda de produção;
  • Perda de liberdade;
  • Exclusão social;
  • Perda de qualificações e danos a longo prazo;
  • Danos psicológocos;
  • Perda de motivação no trabalho futuro;










Texto baseado em material de aula.

webgrafia da imagem:http://2.bp.blogspot.com/_wPNQhek5I5k/SOZgC-f2ywI/AAAAAAAAADU/NUfm_F9by18/s400/Causas+do+desemprego.jpg

Produtividade

  • A produtividade do trabalho é um conceito  relacionado com a racionalidade económica e a eficiência da empresa.
  • Existem várias definições para produtividade no entento muitas delas estão relacionadas com a criação de valor acrescentado da empresa.
(Baseado em material fornecido pela Professora)

Taylorismo e Fordismo

Taylor dedicou-se ao estudo das condições para o aumento da eficiência das empresas, através do aumento da produtividade dos trabalhadores directos.Henry Ford dedicou-se ao estuda da organização ciêntifica do trabalho e os seus principios não eram muito diferentes dos de Taylor.Apartir destas ideias Ford criou as linhas de montagem e a produção em série, ou seja cada trabalhador executava apenas uma função na linha.

Formas de trabalho

  • Trabalho manual: Exige na maior parte da sua realização, esforço fisíco.
  • Trabalho intelectual:Predomina o esforço mental/intelectual.
  • Trabalho simples:Não exige uma formação específica.
  • Trabalho complexo:Requer uma apendizagem prévia.
  • Trabalho de execução:Produção de bens.
  • Trabalho de direcção:Desempenho de funções como organização,chefia, coordenação de todas as actividades  que permitem uma eficaz execução do trabalho.
  • Trabalho de investigação:Realização de pesquisas de caracter ciêntifíco e técnico.
(Matéria resumida de material fornecido pela Professora)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Taylorismo e Fordismo



quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Desemprego

Este é o bicho papão da sociedade,estou a falar do desemprego.
O desemprego afecta milhares de famílias no nosso país,chega em grande parte das vezes sem aviso prévio e consome toda a felicidade e alegria de uma família . Já pensou o que seria chegar ao seu lugar de trabalho,por exemplo uma fábrica e encontrar as portas encerradas? Já pensou se você e o seu marido perdessem o emprego de uma só vez? Não sei a sensação mas imaginar já é uma sensação angustiante.E pelo menos alguns de nós com certeza já conheceram um desempregado,um amigo,vizinho ou familiar.Mas se não conhece basta ligar a televisão e observar o cenário de horror das consequências do desemprego.
Para além dos estudos, eu trabalho num part-time todos os dias de noite, é muito dificil conciliar mas também me considero uma sortuda e agradeço todos os dias por poder dizer que tenho emprego, e dá-me vergonha ver colegas meus não valorizarem o seu trabalho.Mas como sempre ouvi dizer...só damos valor quando perdemos.

Novas formas de Organização do trabalho

• Rotação nos Postos de Trabalho
• Alargamento das Tarefas
• Enriquecimento do trabalho
• Trabalho em Equipa
• Equipas Semi -Autónomas
• Círculos de Qualidade
• Tele-Trabalho




Reflexão de 27/09 a 01/10/2010

Esta semana senti-me um pouco mais à vontade com o blog, ando a tentar postar um blog mas ainda não consegui mas não vou desistir assim tao facilmente.
Estou a gostar desta "experiencia digital", penso que me vai ajudar muito no meu futuro como animadora,visto que é importante o animador estar atento às novas "tendências", para dar resposta às necessidades da comunidade.
É necessário arriscar para obter bons resultados.