sábado, 8 de janeiro de 2011

Entrevista ao Professor Luis Vicente

Entrevista ao Professor Luís Vicente

  1. Quando é que a instituição foi fundada?
  2. Esta instituição já funcionou em outro local? Se sim, por que motivo mudou.
  3. Quando esta instituição foi construída tinha lotação para quantos alunos?
  4. Esta instituição sofreu alterações? Porquê?
  5. Actualmente, quantos alunos frequentam a instituição?
  6. Considera que esta instituição está preparada para receber pessoas deficientes?
  7. Que tipo de parcerias a instituição tem?
  8. Esta instituição recebe apoios de outras instituições? Se sim, de quais?
  9. Que actividades extra curriculares existem?
  10. Que tipos de ensino existem nesta instituição?
  11. Em termos de ofertas educativas, o que é que esta instituição faz para promover a escolha dos alunos?
  12. Com que regularidade promovem visitas de estudo?
  13. Quantas pessoas trabalham nesta escola, docente e não docente?
  14. Que recursos físicos tem esta instituição? (salas de aula, espaços de convívio, espaços para actividades)
  15. Qual o organograma da instituição?



Respostas

1.      “Nós não temos bem a certeza, mas penso que a 1975.”
2.      “Já, em 3 sítios. Nas águas, em Pedrógão, e agora nas Paredes.”
3.      “Talvez, para cento e tal alunos.”
4.      “Sim, físicas e não só físicas. Tudo mudou, aumentou o número de alunos, professores.”
5.      “Para cá veio com trezentos e tal alunos, actualmente temos novecentos e tal.”
6.      Este ano pela primeira vez estamos a receber pessoas deficientes. Temos agora as rampas, para o ano estamos a ver se colocamos rampas elevatórias, para poderem circular no piso de cima.”
7.      “Parceria com a câmara, algumas empresas por causa dos estágios. Normalmente podem não ser contínuas, apenas pontuais, num determinado tempo. A parceria com câmara não é bem uma parceria. Temos também parcerias de acordo com o plano de actividades.”
8.      “Se se estão a referir a apoios monetários, não podemos contar com as parceria. Por isso é que se fazem rifas, arraiais, entre outros.
9.      (ir ver ao site da escola. www.aepa.edu.pt)
10.  “Então, temos cursos de ensino regular, e temos também os cursos cef (profissionais). Depois temos também à noite, os cursos para adultos (formações regulares: alfabetização, inglês, espanhol, entre outros.)”
11.  “Dá-se o conhecimento de tudo o que existe. Se houver oportunidade de irmos a fóruns vamos a fóruns. Normalmente, quem promove ir aos fóruns, não é a Básica, mas sim a Secundária. Já tivemos também psicólogos aqui na escola para que fizessem os testes psicotécnicos.”
12.  “Não dá para dizer ao certo. Em média, é capaz de haver uma visita de estudo por ano. Tenta-se que todas as turmas façam uma visita de estudo.”
13.  “Então é assim, pessoal docente são 107, e não docente são 19.”
14.  (…) Nós temos 35 salas de aula, depois temos, bar, mais uma sala de convívio, espaços para actividades temos a Becre, temos o anfiteatro.”
15.  “O organograma das escolas não tem nada a ver com o organograma das outras instituições. As escolas funcionam assim, nós somos um Mega Agrupamento, no topo o Concelho Geral onde estão: pais, professores, alunos, autarquia, entidades apoios; depois tem uma Direcção, que neste caso concreto agora é uma CAP que é provisória que a partir do ano que vem passa a definitiva, portanto essa CAP tem 3 elementos, 1 presidente e 2 vice-presidentes, essa CAP tem 3 assessores – o assessor do primeiro ciclo, o assessor do pré-escolar; depois entrando nas escolas, cada escola tem um coordenador independente, existem 3 coordenadores em cada escola – 1 do centro escolar, outro lá em baixo na vila, e outro aqui nesta escola que sou eu; depois existe também ao lado da Direcção o Concelho Administrativo que tem elementos da Direcção; a partir daqui paralelamente com o coordenador da escola existe os coordenadores dos departamentos.”

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