Entrevista ao Professor Luís Vicente
- Quando é que a instituição foi fundada?
- Esta instituição já funcionou em outro local? Se sim, por que motivo mudou.
- Quando esta instituição foi construída tinha lotação para quantos alunos?
- Esta instituição sofreu alterações? Porquê?
- Actualmente, quantos alunos frequentam a instituição?
- Considera que esta instituição está preparada para receber pessoas deficientes?
- Que tipo de parcerias a instituição tem?
- Esta instituição recebe apoios de outras instituições? Se sim, de quais?
- Que actividades extra curriculares existem?
- Que tipos de ensino existem nesta instituição?
- Em termos de ofertas educativas, o que é que esta instituição faz para promover a escolha dos alunos?
- Com que regularidade promovem visitas de estudo?
- Quantas pessoas trabalham nesta escola, docente e não docente?
- Que recursos físicos tem esta instituição? (salas de aula, espaços de convívio, espaços para actividades)
- Qual o organograma da instituição?
Respostas
1. “Nós não temos bem a certeza, mas penso que a 1975.”
2. “Já, em 3 sítios. Nas águas, em Pedrógão, e agora nas Paredes.”
3. “Talvez, para cento e tal alunos.”
4. “Sim, físicas e não só físicas. Tudo mudou, aumentou o número de alunos, professores.”
5. “Para cá veio com trezentos e tal alunos, actualmente temos novecentos e tal.”
6. Este ano pela primeira vez estamos a receber pessoas deficientes. Temos agora as rampas, para o ano estamos a ver se colocamos rampas elevatórias, para poderem circular no piso de cima.”
7. “Parceria com a câmara, algumas empresas por causa dos estágios. Normalmente podem não ser contínuas, apenas pontuais, num determinado tempo. A parceria com câmara não é bem uma parceria. Temos também parcerias de acordo com o plano de actividades.”
8. “Se se estão a referir a apoios monetários, não podemos contar com as parceria. Por isso é que se fazem rifas, arraiais, entre outros.
10. “Então, temos cursos de ensino regular, e temos também os cursos cef (profissionais). Depois temos também à noite, os cursos para adultos (formações regulares: alfabetização, inglês, espanhol, entre outros.)”
11. “Dá-se o conhecimento de tudo o que existe. Se houver oportunidade de irmos a fóruns vamos a fóruns. Normalmente, quem promove ir aos fóruns, não é a Básica, mas sim a Secundária. Já tivemos também psicólogos aqui na escola para que fizessem os testes psicotécnicos.”
12. “Não dá para dizer ao certo. Em média, é capaz de haver uma visita de estudo por ano. Tenta-se que todas as turmas façam uma visita de estudo.”
13. “Então é assim, pessoal docente são 107, e não docente são 19.”
14. (…) Nós temos 35 salas de aula, depois temos, bar, mais uma sala de convívio, espaços para actividades temos a Becre, temos o anfiteatro.”
15. “O organograma das escolas não tem nada a ver com o organograma das outras instituições. As escolas funcionam assim, nós somos um Mega Agrupamento, no topo o Concelho Geral onde estão: pais, professores, alunos, autarquia, entidades apoios; depois tem uma Direcção, que neste caso concreto agora é uma CAP que é provisória que a partir do ano que vem passa a definitiva, portanto essa CAP tem 3 elementos, 1 presidente e 2 vice-presidentes, essa CAP tem 3 assessores – o assessor do primeiro ciclo, o assessor do pré-escolar; depois entrando nas escolas, cada escola tem um coordenador independente, existem 3 coordenadores em cada escola – 1 do centro escolar, outro lá em baixo na vila, e outro aqui nesta escola que sou eu; depois existe também ao lado da Direcção o Concelho Administrativo que tem elementos da Direcção; a partir daqui paralelamente com o coordenador da escola existe os coordenadores dos departamentos.”